Parceria com a Clínica da UFRGS

Grupo terapêutico entre professores da rede pública e psicólogos da UFRGS

No início da pandemia, o Contraponto buscou se reorganizar através de atividades que pudessem ser realizadas remotamente e assim dar continuidade à nossa existência como ONG e projeto de extensão preocupado com a defesa da educação pública. Além da realização de uma campanha do agasalho e de um grupo de estudos online, buscamos parcerias com instituições de psicologia de Porto Alegre para fornecer algum tipo de atendimento psicológico para as professoras da rede pública.

A iniciativa partiu da demanda dessas professoras durante o período de quarentena. Além do descaso do governo estadual, que não garantiu o mínimo de infraestrutura e orientações para a realização das aulas virtuais, essas professoras também enfrentam o parcelamento salarial há 54 meses e o peso redobrado do trabalho doméstico, pois a maioria do magistério gaúcho são mulheres. Diante da situação de desamparo e insegurança com o futuro, o auxílio psicológico pode servir como um espaço de acolhimento e troca de experiências com colegas.

O Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichón Rivière, o Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP) e a Clínica de Psicologia da UFRGS foram as três instituições que se dispuseram a nos ajudar. Assim, após entrarmos em contato com os professores, os psicólogos da Clínica da UFRGS organizaram um grupo terapêutico semanal, realizado virtualmente com os interessados. Na imagem ao lado estão alguns relatos de professores e psicólogos que participaram do grupo. Mesmo sem aulas na graduação, a universidade pública continua executando seu papel social através de projetos e atividades com a comunidade.


Oficinas para Docentes no Enfrentamento à Pandemia

Em mais uma parceria entre o Contraponto e a Clínica de Atendimento Psicológico do Instituto de Psicologia UFRGS, estamos lançando nossa próxima atividade voltada à saúde mental da comunidade docente de Porto Alegre.

Desta vez em formato de grupo formativo, serão abordados diversos temas que perpassam a realidade destes profissionais e afetam a sua saúde psicológica.

A atividade será certificada através da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As vagas serão limitadas e preenchidas através da ordem de inscrição, que deverá ser realizada através do link: https://forms.gle/xS3V4AcuciUfFDoL8.

📍 Mais informações na cartilha disponível no link https://issuu.com/projetocontraponto/docs/formacaodocente e através das redes e contatos do Contraponto.


%d blogueiros gostam disto: