Ingresso para Novos Membros 2021

Relatório do Curso de Educação Política – Novos Membros Contraponto 2021

O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do ‘Curso de Educação Política’, realizado pelo projeto de extensão Contraponto: Debatendo Política nas Escolas, como etapa do ingresso de novos membros em 2021. 

O principal objetivo do Curso foi promover a discussão de temas centrais para a construção de educação política, popular e crítica junto à sociedade em geral, e, em especial, às pessoas inscritas na chamada de novos membros e membras do Contraponto, por meio de ações de sensibilização e construção de conhecimento.

Os objetivos específicos foram i) debater sobre política e políticas públicas; ii) desenvolver ações de sensibilização para tomada de consciência e engajamento político; iii) difundir os Direitos Humanos, com foco no direito da participação sociopolítica; iv) viabilizar e facilitar espaços democráticos com vistas ao protagonismo de jovens; v) fortalecer as habilidades de articulação e mediação.

A referida ação de extensão foi executada no período de 31/08/2021 à 21/09/2021. Constituiu-se de 5 encontros, cujas temáticas foram: i) Encontro aberto para novos membros, ii) Oficinas do Contraponto, iii) Economia Política e Ideologia, iv) Paulo Freire e v) Organização Horizontal de Grupo. 

Nos dois primeiros encontros, nos dias 24/08 e 31/08, foram apresentados o projeto, os seus objetivos, a sua organização interna, as oficinas promovidas nas escolas, entre outros tópicos. No encontro do dia 09/09, o Prof. Dr. Róber Iturriet Avila (DERI/UFRGS), coordenador do Contraponto, promoveu uma aula sobre ‘Economia Política e Ideologia’. No encontro seguinte, dia 16/09, o Prof. Dr Alexandre Silva Virginio (IFCH/UFRGS) abordou as principais características e ensinamentos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Por fim, no último encontro, dia 21/09/2021, estiveram presentes Branca Regina Chedid e Felipe Silveira da Costa, do Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière, e, na ocasião, discutiu-se sobre organização horizontal de grupo. 

Todos os encontros foram realizados na modalidade online, através da plataforma Google Meet, e tiveram 2h de duração cada (19h às 21h). As aulas foram gravadas e disponibilizadas em uma pasta do Google Drive para os(as) novos(as) membros(as).

Antes do início da atividade, foram definidos os critérios de avaliação para a obtenção do certificado: avaliação qualitativa dos conceitos tratados, participação nos debates e uma frequência mínima de 75% nos encontros.

O projeto Contraponto entende que a política é a base para a vida em sociedade, especialmente no que representa para a qualificação dos sujeitos e dos processos destinados a promover os Direitos Humanos. No contexto de pandemia, da crise política brasileira e do esvaziamento do engajamento político, a importância do Projeto de Curso de Educação Política do Contraponto situa-se no trabalho de despertar o interesse em debates mais profundos (e embasados) sobre educação política. A insatisfação com a realidade e a vontade de transformá-la, implica entender os processos e as estruturas sociais sobre as quais os problemas societários se edificam. Portanto, a formação política constitui-se em aporte substantivo à tarefa de elaborar propostas coletivas de superação das suas contradições.



Olá, pessoal! Gostaríamos de convidá-los para o processo de ingresso de Novos Membros do Projeto de Extensão Contraponto: Debatendo Política nas Escolas. Vocês podem acessar o formulário de inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIallcI_jUoXOB4JSYdnsdYSraoClUdxpomu204QHhJZY9pw/viewform

O Contraponto é um projeto cujo objetivo é aproximar a discussão de educação política nas comunidades escolares da rede pública de ensino. O grupo, composto por estudantes de graduação e pós-graduação das mais diversas áreas de conhecimento, acredita na troca de experiências entre a comunidade escolar e a Universidade como uma ferramenta para construir coletivamente uma visão mais crítica sobre a sociedade em que vivemos. Além do vínculo institucional com a UFRGS, somos reconhecidos pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) como projeto pedagógico. 

Importante ressaltar que nesse ano nós organizamos uma preparação para o processo de ingresso a partir de um Curso de Educação Política online, em 4 encontros, somando 10h de formação, com certificação de extensão do UFRGS. 

Pré-requisitos para as pessoas que desejem se inscrever:

(1) Maiores de 18 anos; 

(2) Ensino médio completo; 

(3) Estar disposto a promover educação política libertadora em escolas públicas; 

(4) Possuir, ao menos, 4h (distribuídas em dois dias da semana) para se dedicar à organização do projeto, a partir de reuniões online; 

(5) Disponibilidade de estar presencialmente em Porto Alegre após a pandemia para as ações junto à comunidade escolar.

Visite também nossas redes para conhecer mais um pouco o projeto: http://bit.ly/InstaContraponto.   https://projetocontraponto.com/  https://www.facebook.com/ContrapontoPoliticaNasEscolas 

Se preferirem, fiquem a vontade para nos enviar uma mensagem em caso de dúvida pelo e-mail projetocontraponto@gmail.com!


Conheça mais sobre o Contraponto:

%d blogueiros gostam disto: